O INTRÉPIDO "DUCA"

19 janeiro 2007

ILHA DOS FRADES - PARAMANA

Só pra quebrar o tédio, final de semana passado fui até Paramana e lá fiquei 2 dias. O local é simplesmente lindíssimo, ótimo para quem quer um pouco de paz e tranquilidade, não que não tenha agito, no meu caso por exemplo, não houve tranquilidade certa, foi só alegria dá hora que cheguei até a hora de voltar.
Para vcs ficarem antenados sobre o local, pesquei algumas informações na net, leiam abaixo:


A Ilha dos Frades encontra-se dentro da Baía de Todos os Santos (BTS), pertencendo ao município de Salvador e situada um pouco mais de 20 km de distancia desta cidade, ocupando uma área aproximada de 1.335 hectares, com aproximadamente 2.000 habitantes.
A atividade produtiva da região ressume-se ao artesanato em pequena escala, a lavoura de subsistência e a pesca como uma importante atividade geradora de renda para a população local.
A Ilha dos Frades possui um rico patrimônio arquitetônico tombadas pelo IPAC (Inventário de Proteção do Acervo Cultural), embora muitas destas estruturas tombadas se encontrem em completo abandono, destacando-se igrejas e engenhos do período colonial, que constituem notáveis elementos de valor histórico, cultural e arquitetônico. A localidade de Loreto possui a igreja Nossa Senhora do Loreto do período Barroco, construída no século XVII, que foi recentemente restaurada pela Petrobrás.
O acesso a Ilha dos Frades pode ser feito pela cidade de Salvador em direção a Ponta de Nossa Senhora ou ainda partindo da cidade de Madre de Deus onde os barcos aportam nas localidades de Paramana, Caeira, Praia da Costa, e Ponta de Nossa Senhora.

As praias mais importantes da Ilha dos Frades são a Praia de Loreto, a Praia da Viração, a Praia de Paramana (nome indígena que significa "chuva do mar"), a Praia da Ponta de Nossa Senhora, a Praia do Tobar e a Praia da Costa.


Pra chegar em Paramana, vc vai de carro até Madre de Deus (Candeias) percorrendo uma distancia de 46Km, deixa seu carro num estacionamento particular (R$10,00 a diária), pega uma lancha (R$2,00) e desembarca na paradisíaca praia.




Na Ilha dos Frades, assim como Paramana, existem outros povoados e praias, uma das mais conhecidas é Loreto. O local só tem um atracadouro para pequenas embarcações, a famosa igreja do Loreto (recentemente reformada) e uma praia de águas profundas (fica muito próximo ao canal marítimo). Vc pode ir de barco ou ir andando pela praia quando a maré está baixa.


As casas de Paramana se concentram em sua maioria na praia, é uma mistura de nativos e veranistas, no verão mistura mais ainda com moradores de Madre de Deus, Candeias, São Francisco de Conde e outras cidades próximas, tudo porque a praia é tranquila para o banho e hoje a localidade conta com enérgia elétrica contribuindo para um melhor atendimento nos bares e barracas de praia.


Outra peculiaridade do local é a forma de vestir, eu por exemplo, assim que peguei a lancha em Madre de Deus, vesti a sunga e só tirei no dia de vir embora, não que não tivesse outra roupa, é que não há necessidade, o calor é forte, a casa na beira da praia, o bar do lado da casa (ou seja: da varanda de casa se pedia a cerveja). Outro detalhe é que em Paramana não tem água encanada, pra tomar banho de água doce, vc tem que ir a uma das fontes púbicas que existe na ilha levando um cambucí (balde com corda) para tomar um banho de água saloba.


Não poderia esquecer de falar sobre o entardecer na Ilha, a praia fica de frente pro nascente, consequentemente não temos uma visão do por do sol, a visão frontal é da ilha de Maré e um pouco de Salvador. O visual dessa foto ao lado já diz tudo, mesmo não sendo comtemplada pela bola de fogo que ilumina nossos dias e nos aquece, temos uma paisagem riquissíma pela beleza do mar na sua tranquilidade. É bom demais, sentar na varanda da casa, ver os navios passando com destino a refinaria transportando gás, os barcos indo e voltando trasendo moradores, veranistas e visitantes, beber uma cerveja gelada à preços módicos, comer uma cavala frita, siri-bóia e outras delicias da região (ostra, sambá, arráia etc).

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

olá realmente ilha de paramaná é lindissima,ja passei umas duas semanas no São João de 2008 e foi simplismente marvilhoso,conhecir gente muito simpatica e o lugar é muito bom de ficar.saudades desse lugar.

quinta-feira, abril 02, 2009 4:29:00 PM  

Postar um comentário

<< Home