O INTRÉPIDO "DUCA"

18 março 2010

MACEIÓ 2008

06 julho 2007

"FORRÓ DE SÃO FELIPE ESSE ANO EU VOU... "

Pois é galerinha, São João foi em São Felipe (190 Km de Salvador pela BR 101). Cheguei no dia 22/06 e já fui direto encontrar a família no bar de Chico. Lá encontrei a banda Cochila mas não dorme, regida pelo maestro Reinaldo (Dinho), no seu primeiro ensaio. Até a matriarca da família estava presente.

Ainda esquentando as turbinas para a noite de São João, a galera se reuniu mais uma vez para fazer seu segundo ensaio, sendo que agora num local especial (Espaço Recreativo e Cultural “Fastur Fest”) que também era o local onde nos hospedamos. Claro que não poderia de deixar aqui, os agradecimentos ao patriarca da família Faustino Santana, graças ao seu espaço, a galera forrozeira ficou concentrada. Presente também no ensaio, figura folclórica de São Felipe “Melquezedeque” (na foto comigo) trajando seus modelitos sempre diferenciados do tradicional e, diga-se de passagem, bem excêntricos.

A noite nos preparava uma surpresa, recebemos convite para animarmos a festa na casa de morador, presentes na festa a galera toda incluindo a atração internacional Archi, tocando triangulo (sua especialidade é o teclado). Nessa casa, comemos, bebemos, bebemos e comemos, ahh!! Tocamos, cantamos e dançamos, curtimos show pirotécnico.

Finalizamos a noite no Espaço Fastur Fest, agora ao som mecânico formando uma quadrilha junina, comandada pela nossa querida Drª Piedade e seu maridão “Rubalo” (Rubinho) ao som da banda Filomena Bagaceira.

19 janeiro 2007

ILHA DOS FRADES - PARAMANA

Só pra quebrar o tédio, final de semana passado fui até Paramana e lá fiquei 2 dias. O local é simplesmente lindíssimo, ótimo para quem quer um pouco de paz e tranquilidade, não que não tenha agito, no meu caso por exemplo, não houve tranquilidade certa, foi só alegria dá hora que cheguei até a hora de voltar.
Para vcs ficarem antenados sobre o local, pesquei algumas informações na net, leiam abaixo:

A Ilha dos Frades encontra-se dentro da Baía de Todos os Santos (BTS), pertencendo ao município de Salvador e situada um pouco mais de 20 km de distancia desta cidade, ocupando uma área aproximada de 1.335 hectares, com aproximadamente 2.000 habitantes.
A atividade produtiva da região ressume-se ao artesanato em pequena escala, a lavoura de subsistência e a pesca como uma importante atividade geradora de renda para a população local.
A Ilha dos Frades possui um rico patrimônio arquitetônico tombadas pelo IPAC (Inventário de Proteção do Acervo Cultural), embora muitas destas estruturas tombadas se encontrem em completo abandono, destacando-se igrejas e engenhos do período colonial, que constituem notáveis elementos de valor histórico, cultural e arquitetônico. A localidade de Loreto possui a igreja Nossa Senhora do Loreto do período Barroco, construída no século XVII, que foi recentemente restaurada pela Petrobrás.
O acesso a Ilha dos Frades pode ser feito pela cidade de Salvador em direção a Ponta de Nossa Senhora ou ainda partindo da cidade de Madre de Deus onde os barcos aportam nas localidades de Paramana, Caeira, Praia da Costa, e Ponta de Nossa Senhora.

As praias mais importantes da Ilha dos Frades são a Praia de Loreto, a Praia da Viração, a Praia de Paramana (nome indígena que significa "chuva do mar"), a Praia da Ponta de Nossa Senhora, a Praia do Tobar e a Praia da Costa.

Pra chegar em Paramana, vc vai de carro até Madre de Deus (Candeias) percorrendo uma distancia de 46Km, deixa seu carro num estacionamento particular (R$10,00 a diária), pega uma lancha (R$2,00) e desembarca na paradisíaca praia.

Na Ilha dos Frades, assim como Paramana, existem outros povoados e praias, uma das mais conhecidas é Loreto. O local só tem um atracadouro para pequenas embarcações, a famosa igreja do Loreto (recentemente reformada) e uma praia de águas profundas (fica muito próximo ao canal marítimo). Vc pode ir de barco ou ir andando pela praia quando a maré está baixa.

As casas de Paramana se concentram em sua maioria na praia, é uma mistura de nativos e veranistas, no verão mistura mais ainda com moradores de Madre de Deus, Candeias, São Francisco de Conde e outras cidades próximas, tudo porque a praia é tranquila para o banho e hoje a localidade conta com enérgia elétrica contribuindo para um melhor atendimento nos bares e barracas de praia.

Outra peculiaridade do local é a forma de vestir, eu por exemplo, assim que peguei a lancha em Madre de Deus, vesti a sunga e só tirei no dia de vir embora, não que não tivesse outra roupa, é que não há necessidade, o calor é forte, a casa na beira da praia, o bar do lado da casa (ou seja: da varanda de casa se pedia a cerveja). Outro detalhe é que em Paramana não tem água encanada, pra tomar banho de água doce, vc tem que ir a uma das fontes púbicas que existe na ilha levando um cambucí (balde com corda) para tomar um banho de água saloba.

Não poderia esquecer de falar sobre o entardecer na Ilha, a praia fica de frente pro nascente, consequentemente não temos uma visão do por do sol, a visão frontal é da ilha de Maré e um pouco de Salvador. O visual dessa foto ao lado já diz tudo, mesmo não sendo comtemplada pela bola de fogo que ilumina nossos dias e nos aquece, temos uma paisagem riquissíma pela beleza do mar na sua tranquilidade. É bom demais, sentar na varanda da casa, ver os navios passando com destino a refinaria transportando gás, os barcos indo e voltando trasendo moradores, veranistas e visitantes, beber uma cerveja gelada à preços módicos, comer uma cavala frita, siri-bóia e outras delicias da região (ostra, sambá, arráia etc).

09 janeiro 2007

VIAGENS SUSPENSAS

É galera, vcs devem estar sentindo falta de posts das minhas viagens, na verdade desde que voltei de Blumenau, só fui para cidades próximas a Salvador e mesmo assim a trabalho, nem tempo para tirar fotos eu tive. Com a chegada das festas carnavalescas, fica mais dificil sair de Salvador, primeiro que nesse período eu trabalho na coordenação dos eventos da empresa que trabalho, inclusive o camarote na Barra, segundo que eu adoro festa e não vou sair de Salvador nem por um decreto. Vcs vão ter que aguardar um pouquinho pra conhecer (por fotos) as cidades que visitarei, é muito provável minha ida a Manaus em março, tomara.

29 agosto 2006

BLUMENAU, AÍ VOU EU (Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii)

No dia 19/08/06 saímos (eu e a delegação da Bahia) de Salvador com destino a Blumenau para os Jogos FENAE (Jogos nacionais esportivos dos empregados da CEF), eu iria registrar o evento com fotos e filmagens. Pra começar o voo estava marcado para as 3:45 (da madruga) e o clima era bom em Salvador. Chegamos em São Paulo por volta das 6:10, fizemos conexão e 7:40 estavamos em Florianópolis, 8:30 pegamos um buzú e 2 horas depois estavamos em Blumenau. Não acreditei quando vi, o céu limpo e azul, e sol brilhando e as pessoas de agasalho, gorro na cabeça e luvas, era o frio que beirava os 12º. Assim, com esse frio variando entre 2º e 15º que permanecemos na cidade até o dia 27/08.

O primeiro dia foi tranquilo, vestimos o agasalho padronizado da delegação, tomamos umas cervejinhas no Tip Tap (lanchonete próxima ao hotel) e mais tarde seguimos para o SESI onde aconteceria a festa de abertura.

A semana foi de muito trabalho durante o dia. Nessa foto, estava disputando um bom local para fotografar as provas de atletismo.

Na foto abaixo, eu e Clara Marambaia, grande tenista da equipe Baiana. As provas de tenis foram no Countre Clube Blumenau, lugar lindissimo e, diga-se de passagem, a melhor comida do evento, só quem disputava o tenis e eu é claro, tinhamos acesso a cozinha do local.

Meu trabalho não parava, tinha que acompanhar todas as equipes que participavam das competições, principalmente o futebol, a Bahia era tricampeã nacional e lutava pelo tetra. Na final contra o Rio Grande do Sul, antigos rivais, levamos a melhor mais uma vez, 2 x 0 no placar e festa garantida pra galera, era o tetra na mão e skol no copo.

O Atletismo também deu alegria a delegação, foi ouro no 5.000m masculino e bronze no feminino, ouro nos 100 e 200 metros feminino. Outras modalidades como a natação, futsal e jogos de salão também receberam medalhas (e eu como sempre presente).

Dos nove dias que estive em Santa Catarina, não pude participar de nenhum dos passeios que eram oferecidos as delegações, muitos visitaram o Balneário Camburiú, Parque temático Beto Carrero, a cidade de Brusque e Gaspar para compra de confecções, fora alguns que foram passear em Floripa por conta própria. Eu tive que me contentar em conhecer um pouco de Blumenau em um dos dias que consegui uma folga.

Mas nem tudo estava perdido, a noite me reservava bons momentos, barzinhos legais, casas de show e danceterias que Salvador nem sonha em ter. Além desses lugares, a prefeitura de Blumenau proporcionou a todas a delegações dos estados do Brasil uma noite extra, fez uma prévia do oktuberfest, foram dois mil litros de shopp free (tudo bem que durou pouco tempo), música regional, danças tipicas e as lojinhas de lembranças da festa em pleno funcionamento, foi divertimento até umas horas.

04 agosto 2006

O MOTIVO

Como estou em fase de experiencia, afinal de contas estou começando a criar esse blog, vou me limitar a breves palavras.

A intenção desse blog é mostrar as minhas viagens por esse Brasil varonil, cidades, capitais, lugarejos etc.

Como sou fotografo, o que não vai faltar aquí são retratos de paisagens e coisas curiosas além de mim.

Algumas viagens já foram feitas e é exatamente sobre esse assunto que vamos começar.